LOGOTIPOS
Logotipo
Todo logotipo, identidade visual, tem um significado. Achei algumas historias de como foram feitas as grandes marcas que conhecemos hoje. Muito interessante, veja!
Nike – O nome é uma homenagem à deusa da vitória na mitologia grega. A empresa fundada em 1962, por Phill Knight, com o nome original de Blue Ribbon Sports (BRS), teve sua marca atual criada em 1972 pela estudante Carolyn Davidson por meros 35 dólares; em 2000, segundo a Interbrands/Citibank,a marca estava avaliada em US$ 8 bilhões.
Shell – O nome da empresa e seu símbolo nada têm a ver com as atividades da empresa; eram uma homenagem ao pai do fundador da empresa, Marcus Samuel Junior, que tinha, em Londres, uma loja de antiguidades com muitas conchas decorativas.
Audi – A marca com os quatro anéis foi introduzida em 1932 com a fusão da Audi, Horch, Wanderer e DKW. Em 1960 a Auto Union AG foi adquirida pela Volkswagen. Em 1985 teve o seu nome mudado para Audi AG.
Elf – Esta empresa, agora conhecida pelo escândalo e pela prisão de um ministro de Miterrand, teve seu nome escolhido entre 8.253.000 combinações de três, quatro e cinco letras.
Marlboro – A masculinidade desta marca de cigarro só foi introduzida em 1955 com a associação do cigarro com imagens de cowboys. Até então, Marlboro, desde seu lançamento em 1924, era um produto destinado às mulheres.
Playboy – O coelho foi escolhido como símbolo por seu interesse desinibido por sexo. A gravata borboleta e suas orelhas em riste sugerem que o coelho é elegante e sempre alerta.
Kodak – O nome Kodak é uma onomatopéia que descreve o som do obturador de uma câmera fotográfica.
Suástica Nazista – O símbolo do nazismo tem uma longa história. Há registros
de 3.000 anos atrás em Creta, nos artefatos Navajos, em gravuras orientais e na cerâmica pré-Colombiana. Em sânscrito a palavra significa “todos por um” e tem conotações de força e de fertilidade. O III Reich usou-o como símbolo para seu programa de identidade corporativo.
Apple – Três foram as principais razões para a marca:
1) o nome iniciava-se com “A”, portanto apareceria listado na frente da maioria dos competidores;
2) ninguém esperaria uma associação de sentidos de uma maçã com computadores,
sendo uma aposta no inusitado;
3) uma maçã está ligada a uma vida saudável (“an apple a day keeps the doctor away”). Além do mais, a maçã desenhada com faixas é uma alusão à marca listrada da IBM e o pedaço mordido é uma clara referência ao pecado bíblico.
Nestlé – O nome da empresa e o desenho da marca foram inspirados no nome do fundador, Henri Nestlé, e no significado da palavra “nestlé”, derivada da palavra nest, ninho em inglês, que quer dizer aninhar-se, abrigar-se. A mais importante alteração da marca desde 1875 aconteceu em 1985, quando o número dos filhotes diminuiu de três para dois dentro do ninho – sinal dos tempos de redução da prole.
BMW – A simbologia da Bayerische Motoren Werke designa a origem dos seus negócios: a fabricação de motores de aviões. A imagem é de uma hélice, o azul e o branco da marca representam o céu e as cores da Bavária.
Carrefour - O Carrefour foi "feito" na França, carrefour em francês quer dizer cruzamento de rua (sabe quando tem 4 ruas formando uma cruz?), aí o dono fez o mercado em cima de um cruzamento (ele ñ devia ter mtas opções de terrenos, né?), aí ele pôs o nome de Carrefour, e por isso q tem uma setinha vermelha e outra azul no logo e um C de Carrefour no meio... ele colocou as cores da bandeira no logo: seta vermelha, C branco (q quase ñ dá pra ver), e outra seta azul...
Goodyear – O pé com asas, entre as palavras Good e Year, foi inspirado na estátua de Mercúrio, que o fundador da empresa, Frank Seiberling, tinha em sua casa.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home